O Forum do Tjonasx
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Forum do Tjonasx

Racings & Tunings
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Turbo como funciona??

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 40
Data de inscrição : 04/12/2008

Turbo como funciona?? Empty
MensagemAssunto: Turbo como funciona??   Turbo como funciona?? Icon_minitimeTer Mar 17, 2009 9:35 am

Turbo como funciona?? Turbov


Quando os gases de escape saem do motor para os colectores de escape, fazem rodar a turbina, que solidária com o compressor fazem-na girar. Isto faz com que o ar seja comprimido. Assim o volume de ar que entra para o motor aumenta. Quanto mais gases de escape saírem e com mais força, mas rápido girará a compressora e mais ar entra para o motor. Isto permite que seja introduzido também mais combustível e que se aumente assim a potência do motor. Um motor turbo comprimido consegue aumentar a sua potência até cerca de 40% mais do que o motor equivalente sem turbo. São contudo sistemas muito delicados e que exigem alguns cuidados devido às características extremas em que operam. O turbo, ao permitir que entre mais ar para o motor, permite que a combustão seja mais completa.


Turbo como funciona?? Cutawayenlarge


Muitos motores já possuem hoje em dia turbos correctamente dimensionados e que não têm os problemas que tinham à uma década atrás. Os motores equipados com turbos podem ser melhorados, através de um aumento da pressão do turbo, da troca do turbo ou até da melhoria da eficiência de todos os elementos que fazem parte do sistema, nomeadamente as tubagens, intercoolers, wastegates, etc.

A montagem de um kit de turbo num motor atmosférico é também uma das formas mais eficazes de aumentar de forma significativa a potência nestes motores. É necessário ter em atenção se a empresa que o comercializa dá as garantias de qualidade e de consultoria na montagem do kit. Os mais arrojados podem contruír um sistema de raiz adaptado a qualquer carro. Isto é contudo uma tarefa que requer muita experiência e conhecimentos teóricos e práticos. A escolha dos componentes, tamanho das turbinas, intercooler, etc são fundamentais para o sucesso do projecto.


Compressor Volumétrico

Contrariamente aos kits turbo a instalação de compressores volumétricos em carros atmosféricos requer menos material específico. Não é necessário modificar o colector de escape, uma vez que o compressor é arrastado por uma correia. No entanto é preciso ter em atenção à taxa de compressão, as permutas térmicas e muitos outros factores. No seu funcionamento consomem uma certa potência, necessária para o seu próprio funcionamento. Os compressores estão muito divulgados nos EUA, sendo a maior parte das marcas que os fabricam Americanas. Há também veículos equipados de série com compressores, é caso por exemplo do lendário VW Polo G40. Existem vários kits de compressores maioritariamente destinados a veículos japonenes e Americanos.

Turbo como funciona?? Compresoraspiradots9




Turbo vs. Compressor Volumétrico

Tanto o turbo como o compressor volumétrico permitem que entre mais ar para o motor. A principal diferença entre um turbo e um compressor é que o turbo funciona aproveitando a potência residual dos gases de escape enquanto que os compressores volumétricos funcionam através de uma correia movida pelo motor. Os compressores volumétricos são mais eficientes a baixas rotações. Já os turbos, devido ao tempo de resposta, são mais eficazes a altas rotações. Na teoria, o turbo é mais eficiente porque usa energia desperdiçada, os gases de escape, para o seu funcionamento. O compressor volumétrico usa a mesma energia utilizada pelo alternador e outros componentes do motor. Os compressores volumétricos normalmente são mais caros, mas mais fáceis de instalar

Tjonasx
Ir para o topo Ir para baixo
https://tjonasxforum.forumeiros.com
sOfTuN3

sOfTuN3


Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/02/2009

Turbo como funciona?? Empty
MensagemAssunto: Re: Turbo como funciona??   Turbo como funciona?? Icon_minitimeSeg Abr 13, 2009 9:19 am

boa explicação!!! Muito bem clarificado
Ir para o topo Ir para baixo
 
Turbo como funciona??
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Intercooler como Funciona ?!!
» Wastegate como Funciona ???
» Como "postar" imagens??

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
O Forum do Tjonasx :: Espaço "Quintal" --- Off Topic-
Ir para: